Na manhã desta quarta-feira (27), a Secretaria de Saúde da Vitória de Santo Antão iniciou a vacinação contra a Covid-19 em idosos com idade a partir de 85 anos. A ação, que faz parte da primeira etapa de imunização, ocorre em um drive-thru instalado na sede do Samu (no bairro de Redenção), nas unidades básicas de saúde e, também, na casa dos idosos.

As irmãs Angelita Soares das Neves, 86 anos, e Antonieta Albuquerque, de 88 anos, estavam na fila para receber o imunizante no drive-thru. Dona Angelita conta que chegou ao local às 7 horas, uma antes do horário que estava agendado, para começar o atendimento. “Eu estou tendo todos os cuidados para me proteger do vírus. Agora, com a vacina, vou mantê-los, mas já me sinto mais confiante”, conta.

A organização da logística do programa de imunização recebeu elogios. “A vacinação está sendo espetacular, tudo muito organizado. A equipe está de parabéns”, comentou dona Maria Auxiliadora Pedrosa, 85.

Apesar de parte da população estar recebendo as vacinas, o prefeito Paulo Roberto, destacou a importância de continuar se protegendo contra o Coronavírus, e informou que a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, irá promover ações educativas para estimular a adoção de medidas preventivas contra o Covid. “A vacina é muito importante, mas tão importante quanto a vacina é você saber se proteger e proteger as pessoas que você gosta. Então, vamos usar a máscara, o álcool e evitar aglomeração”, pontuou.

Ao todo, foram enviadas para o município 1.170 doses da vacina AstraZenca/Oxford, que serão destinadas a vacinação dos idosos com 85 anos ou mais, das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para se vacinar, é preciso levar documento com foto. “Estamos com nosso plano de imunização preparado e, assim que novas doses forem enviadas pelo Ministério da Saúde, já estamos prontos para começar a imunizar outros grupos prioritários”, afirma o secretário de Saúde, Eudes Lorena.

Caso o idoso more em uma área que não é coberta por uma unidade básica de saúde e não possa se deslocar até o drive-thru, deve entrar em contato pelo tele-covid. Através do número (81) 98491-3633, que começa a funcionar na tarde desta quinta, é possível agendar a vacinação em domicílio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *