Nesta terça-feira (26), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, entregou ao Instituto Histórico e Geográfico de Vitória de Santão (IHGVSA) as primeiras ampolas e a primeira seringa utilizada para vacinar a população do município contra a Covid-19. Os materiais agora fazem parte do acervo do museu para que as futuras gerações possam conhecer um pouco da história do período da pandemia do Coronavírus.

Realizada pelo prefeito, Paulo Roberto, e pelo secretário de Saúde, Eudes Lorena, a entrega do material aconteceu em cerimônia com a presença de presidente do IHGVSA, Pedro Ferrer, o vice-presidente, Cristiano Pilako, e outros integrantes da instituição. “A chegada da primeira dose representa um momento histórico para o registro de uma esperança de um tempo novo para a cidade e para o povo que sofreu com a pandemia”, pontuou o secretário de Saúde, Eudes Lorena.

A entrega dos materiais que agora estão guardados para posteridade também foi destacada pelo prefeito Paulo Roberto. “São pequenos atos como esse que ficam marcados na história, e o guardião da história de Vitória, o Instituto Histórico, ficará responsável por conservar o símbolo do início da vacinação na nossa cidade”, disse.

Os frascos e a seringa ficarão expostos no setor antropológico do museu. “Nós fizemos um apelo à prefeitura e, agora, agradecemos por termos sido atendidos, porque essas peças são de extrema importância para nosso museu”, celebrou o presidente do IHGVSA, Pedro Ferrer.

EM VITÓRIA – A primeira pessoa a receber a vacina contra o Coronavírus foi a técnica de enfermagem do Hospital Santa Maria de Fátima Santana, 56 anos, pelas mãos da também técnica em enfermagem Ivanise Bezerra. A imunização ocorreu no dia 19 de janeiro de 2021, em ato simbólica, na Unidade de Pronto Atendimento Especializado (UPA-E). Na ocasião, outras cinco pessoas foram vacinadas. De acordo com a Secretaria de Saúde, o município registrou 2.478 casos confirmados da COVID-19 e 176 mortes pela doença, até a segunda-feira (25).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *